
O povo Kaxinawá ou Huni kuin, se traduz "gente verdadeira" vive em terras situadas no Brasil e no Peru.
No Brasil, o território do povo Kaxinawá localiza-se no Estado do Acre, e uma das suas principais expressões culturais, os grafismos chamados de Kene, são traduzidos como “desenhos verdadeiros”. Os Kene expressam uma parte fundamental da identidade desse povo e são aplicados tanto em pinturas corporais quanto em tecelagens, cestarias e cerâmicas.

Entre os trabalhos manuais desenvolvidos pelas mulheres, se destacam a tecelagem, que passa pelo cultivo do algodão de uma semente de manejo ancestral, a fiação das linhas manualmente, o tingimento com diversos materiais vegetais e minerais da floresta e finalmente a tecelagem manual. Com os tecidos são produzidas mantas, coletes, bolsas, saias, vestidos e vestes cerimoniais.
Para os Huni Kuin e demais povos indígenas, a comercialização do artesanato além de ser fundamental na geração de renda sustentável para as famílias, mantém vivo este conhecimento que vem resistindo às gerações, mostrando a força da cultura de seu povo para o mundo.
Se você está procurando uma forma única de expressar sua cultura, então a arte Huni Kuin é uma ótima escolha. Não só é visualmente bonito, mas também carrega o significado e os valores do povo Huni Kuin, o que o torna uma peça de roupa verdadeiramente especial. E caso você queira aprender tecelagem com eles há uma oportunidade em janeiro 2024 de imersão hands-on.
Comentarios